“Pronto-socorro da Santa Casa de Bariri é insalubre e não oferece as mínimas condições de trabalho e atendimento à população”, diz vereador Edcarlos Santos

“Pronto-socorro da Santa Casa de Bariri é insalubre e não oferece as mínimas condições de trabalho e atendimento à população”, diz vereador Edcarlos Santos

Em publicação realizada nas redes sociais, o vereador Edcarlos Santos fez um clamor à gestora da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, Marina Prearo, após fiscalizar o atendimento do pronto-socorro (PS) do hospital. Ele alega ser procurado por uma média de 5 a 12 pessoas por dia, que reclamam do atendimento no PS.
“Estou aqui no pronto-socorro e começou a chover. Um monte de gente e não tem onde as pessoas ficarem. A sala de sutura está com três pessoas, chegou mais uma para fazer sutura e não pode entrar na sala. Marina, tem que mudar esse pronto-socorro daqui urgente. É desumano as condições que esses profissionais estão trabalhando e as condições que as pessoas estão aguardando para serem chamadas”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (19).
Em meio a epidemia de dengue que atinge a cidade de Bariri (confira a matéria na página 05), o pronto-socorro da Santa Casa vive, praticamente, com lotação acima da média nas últimas semanas. Nos dias de chuva, por exemplo, o local não é grande o suficiente para abrigar pacientes e acompanhantes. Com isso, a impaciência, estresse e descontentamento da população só aumentam. 
Para Edcarlos, a falta de espaço na unidade e o desconforto vivenciado por pacientes e acompanhante é “falta de sensibilidade” da administração. O vereador chama a atenção para a discrepância entre a metragem do pronto-socorro em relação a área total da Santa Casa.
“O pronto-socorro de Bariri não oferece as mínimas condições para atender a população e, é um local insalubre para os funcionários que ali trabalham. É necessário sensibilidade para sentir a dor e o sofrimento do povo, é preciso coragem para tomar uma decisão que mude esta situação. Não podemos admitir que pessoas fiquem aguardando atendimento em cima dos bancos, em cima da gruta, no chão, ou numa recepção sufocante. Não é concebível que a triagem continue sendo feita no corredor e que falte salas para as pessoas ficarem de observação. Enquanto a Santa Casa tem 4.628m²,  o pronto-socorro tem apenas  265m²”, observou o nobre.
A Prefeitura Municipal de Bariri repassa mensalmente à Santa Casa o valor de R$ 980 mil. O hospital também recebe R$ 243 mil por mês, referente ao repasse do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esses dois montantes mais os rendimentos particulares, a Santa Casa de Bariri tem uma entrada mensal superior a R$ 1,2 milhão no caixa.
“Quem sustenta a Santa Casa é o povo; quem paga a conta é o povo. Os mais de R$ 1,2 milhão que entra na Santa Casa, que tem a obrigação de manter o pronto-socorro, sai do bolso dos contribuintes. Por isso, entendo que chegou a hora de agir e agir em favor da população. Não falta espaço; falta atitude. Todos os dias eu recebo no mínimo meia dúzia de reclamações sobre a Santa Casa e vou no pronto-socorro pelo menos duas vezes ao dia para atender as pessoas. Eu tenho sentido na pele o que o nosso povo tem sofrido e não vou me calar até que o pronto-socorro esteja em outro lugar que ofereça atendimento digno”, completa Edcarlos.
O vereador segue afirmando que os gastos com a Saúde, no município de Bariri, ultrapassam R$ 50 milhões por ano. 
“Diante deste montante, a percepção é que não falta dinheiro, mas gestão. Com os casos de Dengue aumentando por negligência dessa gestão, que não fez a prevenção, que não agiu na hora certa e que continua sem fazer o que precisa, a tendência é aumentar o número de pessoas no pronto-socorro e, neste caso, como ficará as condições de atendimento? Uma coisa é certa, população pode contar comigo nessa batalha e quando me chamarem lá estarei”

 

O que diz a gestão da Santa Casa?

A Santa Casa de Misericórdia de Bariri permanece em intervenção municipal. A atual gestora é Marina Prearo, que antes de assumir o comando da unidade, chefiava a Diretoria de Saúde de Bariri, tendo sido nomeada pelo ex-prefeito Abelardinho para ambos os cargos.
Nossa reportagem entrou em contato com Marina Prearo pedindo explicações a respeito do fluxo de pacientes do pronto-socorro e das dificuldades estruturais do hospital em atender a demanda. A gestora emitiu a seguinte nota:

“Gostaria de agradecer a oportunidade do Jornal Noticiantes de possibilitar prestar esclarecimentos à população quanto a questão envolvendo os inúmeros casos de dengue e o atendimento prestado no pronto-socorro da Santa Casa de Bariri.
Eu assumi a gestão da Santa Casa há pouco mais de um ano. O pronto-socorro se encontra instalado no mesmo local dentro do prédio da Santa Casa há mais de 30 anos. 
O pronto-socorro, atualmente, se mostra pequeno diante da demanda existente. A Santa Casa de Bariri tem uma área construída de 4.628m². O pronto-socorro está dentro de 265m². Há uma disparidade no tamanho do hospital e o espaço que o pronto-socorro ocupa. Desde quando eu assumi a gestão do hospital, vejo como um dos grandes problemas do pronto-socorro a falta de espaço. Então, desde que assumi como Diretora, vejo como prioridade o assunto e iniciamos na Santa Casa um planejamento para a ampliação do espaço do pronto-socorro. 
O hospital estava extremamente ocioso. Estamos trabalhando, desde o início do ano de 2023, com a alteração do pronto-socorro para outro local dentro do prédio da Entidade. Mas estamos fazendo as mudanças com planejamento. 
Lembro à população que nós estamos lidando com vidas e temos normas de vigilância sanitária, médico infectologista e outras situações que demandam seguir as regras e leis para fazer qualquer mudança e adequação.
A partir disso, desde quando assumimos, em outubro de 2022, começamos a criar estratégias para poder visualizar qual era o melhor local para instalação do pronto-socorro. Vimos a necessidade de contratar uma empresa especializada em engenharia hospitalar, que pudesse nos ajudar a fazer um plano de reestruturação e de diretrizes do fluxo hospitalar, estudando todas as áreas do hospital, bem como qual seria a área mais adequada para receber o nosso pronto-socorro, para ter essa mudança e melhoria no espaço.
O plano foi feito e ficou pronto em 30 de agosto de 2023. A partir disso, começamos a trabalhar seguindo o planejamento previsto. 
Desde nossa chegada no hospital, economizamos valores significativos, através de protocolos assistenciais, de processos de trabalho que não existiam, além de aumento de receitas próprias de várias formas. Com isso, conseguimos separar um dinheiro para que começássemos as várias reformas necessárias no prédio da Santa Casa.
Começamos, primeiramente, com uma nova sala para o nosso raio-x. Através de emenda impositiva dos vereadores, pudemos adquirir o raio-x digital. Estamos fazendo a reforma de uma área para adequar a sala que irá receber esse raio-x, por isso começamos a partir disso. 
Estamos reformando também toda a parte de telhado, pois estava chovendo dentro da Santa Casa e estragando varia mobílias e trazendo outros problemas decorrentes da entrada de água no prédio.
Agora, começamos a reformar vários quartos para atender ao SUS, possibilitando liberar o espaço onde será o novo pronto-socorro. 
Hoje, o local onde funcionará o novo pronto-socorro está sendo utilizada para atendimento de unidade de internações e pacientes SUS. Esta unidade tem que ir para outro local, que está sendo reformado. Então, temos reformado essa outra parte para poder receber esta unidade. Após isso, vamos começar a reformar o espaço que vai receber o nosso novo pronto-socorro. Isso envolve recursos e programação, mas é o nosso objetivo principal e está sendo tudo isso feito desde meados do ano de 2023.
Desde que nosso plano ficou pronto, em 30 de agosto de 2023, todas as nossas energias estão direcionadas às reformas e à instalação do pronto-socorro num espaço maior, reformado e que possibilitará um atendimento mais eficiente e em área mais adequada e confortável.
O ministério Público, Os vereadores e o Prefeito estão cientes deste plano de trabalho que estamos realizando e sabem o seu passo-a-passo. Todos tiveram possibilidade de conhecer o plano, o fluxo e a nova planta do hospital. Todos aprovaram. 
Referente a superlotação do pronto-socorro, de fato, nesses últimos dias, estamos atendendo cerca de 280 pessoas ao dia. A estrutura não está dando conta de suportar. Já abrimos dois quartos na ala de internação para poder receber pacientes do pronto-socorro e, mesmo assim, não está sendo suficiente. 
O aumento da procura é devido aos casos de dengue: mais de 70% dos casos atendidos são sinais e sintomas de dengue. São pacientes que chegam ao hospital debilitados. Isso tem gerado um atrito muito grande na gestão. Os médicos e funcionários da Santa Casa estão extremamente esgotados, pois estamos vendo o sofrimento de todos em relação a isso.
Porém, todos os pacientes que chegam estão sendo atendidos. Os casos urgentes têm prioridade e ninguém está sendo deixado de lado, apesar de um aumento de tempo no atendimento das pessoas por conta da superlotação.
Assim, estamos envidando todos os esforços para que, em breve período, tenhamos um novo pronto-socorro, mais amplo e confortável, para atendimento de toda a população.
Por enquanto, peço que todos que precisarem de atendimento junto ao pronto-socorro tenham paciência, já que estamos fazendo de tudo para melhorar o atendimento nesses últimos dias, buscando direcionar mais pessoal e espaço físico para prestar um atendimento mais rápido, considerando o grande fluxo de pessoas que tem chegado ao pronto-socorro.”