Região de Jaú receberá novas linhas de transmissão e subestação após leilão da Aneel

Região de Jaú receberá novas linhas de transmissão e subestação após leilão da Aneel

A região de Jaú será beneficiada com novas linhas de transmissão e uma subestação elétrica, fruto dos empreendimentos do lote 3 do segundo Leilão de Transmissão de 2024. O leilão, realizado na última sexta-feira (27), foi organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto contemplará os municípios de Bariri, Barra Bonita e Bauru.
O lote, arrematado durante o evento na sede da B3, em São Paulo, visa atender adequadamente à crescente demanda das distribuidoras que utilizam o sistema de Distribuição Integrada de Transmissão (DIT) de 138 kV na região de Jaú, considerando as mais recentes projeções de expansão do mercado. A iniciativa prevê a construção de 2 km de novas linhas de transmissão e a instalação de uma subestação com capacidade de 440/138 kV.
Com um investimento previsto de R$ 244 milhões, o empreendimento deverá ser concluído em até 42 meses. A fase de construção também deve impulsionar a economia local, com a geração estimada de 697 empregos diretos.
O Leilão de Transmissão ANEEL 2/2024 tem previsão de R$ 3,35 bilhões em investimentos, com a criação de cerca de 7 mil empregos diretos ao longo das obras. O plano de expansão inclui 783 km de novas linhas de transmissão e um aumento de 1.000 MVA na capacidade de transformação de energia, por meio da construção de novas subestações.
Os projetos estão distribuídos em três lotes e contemplam obras nos estados de Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O prazo para início da operação comercial dos empreendimentos varia entre 42 e 60 meses, com concessões que se estendem por 30 anos, contados a partir da assinatura dos contratos.
Essa expansão é parte de uma estratégia do governo para reforçar o sistema elétrico brasileiro, garantindo maior confiabilidade e capacidade de atendimento à crescente demanda energética do país.