Vereador Edcarlos denuncia falta de papel higiênico e outros problemas no PSF do Livramento; Diretoria de Saúde se pronuncia

Vereador Edcarlos denuncia falta de papel higiênico e outros problemas no PSF do Livramento; Diretoria de Saúde se pronuncia

Nesta semana, o vereador Edcarlos Santos, continuando o trabalho de fiscalização nas unidades de saúde de Bariri, constatou alguns problemas no PSF 1, do Bairro Livramento. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que foi até o posto para conferir a obra que está sendo realizada (uma emenda no valor de R$ 100 mil destinada pelo deputado Carlos Sampaio, que atendeu solicitação de Edcarlos). No entanto, a população aproveitou a presença do nobre para relatar alguns problemas na unidade. 
Segundo Edcarlos, a unidade estava sem funcionários para fazer a limpeza, sem papel higiênico, com escassez de água, além da enfermeira estar trabalhando somente meio período.
“É triste quando a gente chega aqui e percebe o abandono. Os funcionários estão se desdobrando e fazendo o que podem, mas é muito difícil tocar o PSF tendo em vista tantas situações que são enfrentadas aqui. A enfermeira saiu de férias e tem uma que vem só na parte da tarde. Faxineira está doente e não tem mais ninguém para fazer a limpeza; os banheiros estão sem condições de uso. Faltou água e faltou papel higiênico. A situação aqui não está boa. Vim para conferir a obra que está sendo feita, uma conquista do meu mandato, mas me deparei com as reclamações da população. Um PSF jamais pode ficar sem limpeza. Não está tudo bem, principalmente para aqueles que estão aqui, passando por essa situação. Isso é um problema de gestão”, disse Edcarlos.
Nossa reportagem entrou em contato com Irene Chagas, Diretora Municipal de Saúde, que comentou a situação. Segundo ela, a falta de papel higiênico foi uma questão pontual, que aconteceu por conta de erro no envio da listagem de compras da unidade.
“Todo dia 30, é rotina das unidades de saúde mandarem a lista de compras. A enfermeira chefe da unidade esqueceu de colocar papel higiênico na lista. Começamos a separar as listas dos pedidos de todas as unidades e me deparei com a notícia que não tinha papel higiênico no Livramento. Mas temos uma compra enorme de papel higiênico no estoque e já separamos para mandar ao PSF”, disse Irene.
Em relação à limpeza, a diretora afirmou que existem funcionárias de férias e funcionárias de atestado médico. Com isso, duas funcionárias estão rodando os postos numa espécie de rodízio.
Por fim, sobre a enfermagem, Irene comentou o seguinte: “a enfermeira chefe volta na semana que vem. Estou dividindo a enfermeira na parte da tarde no PSF e na parte de manhã na Central Covid. Embora nós não estamos tendo pontualidades em casos de Covid, muitas pessoas estão procurando para fazer testagem, então preciso deixar uma enfermeira chefe ali. A outra enfermeira que poderia estar substituindo em tempo integral, está saindo para fazer a rotina de acamados com feridas. A gente pede um pouquinho de compreensão, mas está dando tudo certo”, finalizou.