Curta-metragem de cineasta jauense produzido na Apae Bariri é premiado em Curitiba
O curta-metragem de stop motion “O Mundo De Diego”, produzido pela Bela Balela, foi premiado como Melhor Animação no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, em Curitiba. A obra foi produzida na Apae de Bariri sob direção do jauense Ricardo Rodrigues, e conta com direção executiva da Ativaz Produções.
O curta tem em seu histórico três prêmios, todos no 16º Festival Curta Taquary, nas seguintes categorias: Direção de Artes, Figurino e Direção Executiva. Além disso, já foi selecionado para a 21ª Mostra de Cinema Infantil Florianópolis e para o 3º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte.
O diretor do filme, Ricardo Rodrigues, se destaca na liderança de projetos culturais com crianças e adolescentes em situação de necessidades especiais e de vulnerabilidade social. Ele já aprovou mais de 1 milhão de reais em projetos culturais e realizou cerca de 20 projetos na cidade e região. Além disso, produziu 13 filmes autorais e 7 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.
O curta
Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro bombinha. Decidido em ir para escola sozinho, ele se aventura pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso, no meio da confusão com um celular ele pede socorro para sua mãe, onde é surpreendido.
O festival
O EducAção, 1º Festival Internacional de Cinema e Educação, aconteceu em na Cinemateca de Curitiba entre os dias 20 e 22 de setembro, e teve como objetivo estimular a produção e a circulação de obras audiovisuais produzidas em ambiente escolar, discutir e refletir sobre a preservação da memória histórica e do audiovisual.
O Festival contou com atividades formativas e uma mostra de filmes abrangendo obras audiovisuais de estudantes do ensino formal e não formal do Brasil e do exterior.
Comentários (0)
Comentários do Facebook