ENTREVISTA DA SEMANA: Alexandre Vicioli
Noticiantes: Quais municípios da região estão sob comando do seu cartório eleitoral? Destes municípios, há aproximadamente quantos eleitores aptos?
Dr. Vicioli: Bocaina: 9.139; Dois Córregos: 19.995; Itapuí: 10.193; Mineiros do Tietê: 9.361. Total: 48.688 eleitores.
Noticiantes: Quais foram as principais alterações de regras da Justiça Eleitoral para o pleito deste ano?
Dr. Vicioli: Entre as principais mudanças ocorridas, eu destaco quatro:
1- O fim das coligações e a criação das Federações nas eleições proporcionais, que vão atuar pela primeira vez este ano. Este novo instituto permite que dois ou mais partidos se unam e atuem como se fossem uma só legenda política, tanto durante as eleições quanto durante a legislatura, devendo assim permanecer por um período mínimo de 4 anos;
2- Na arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais, temos duas novidades: a utilização do pix e a realização de shows e apresentações artísticas com o objetivo específico de arrecadar tais recursos;
3- Disponibilização dos Boletins de Urnas (BUs) e tabelas de correspondências no Portal do TSE já durante a apuração dos votos. Antes, o material era compartilhado em até 3 dias após o encerramento da totalização dos votos;
4- Nestas eleições, os votos recebidos pelas mulheres e pessoas negras serão contados em dobro, para fins da distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Noticiantes: Como funciona o processo de checagem das urnas eletrônicas e o quais procedimentos são adotados quando algum dos equipamentos apresenta problemas técnicos durante o pleito?
Dr. Vicioli: No âmbito do cartório eleitoral, as urnas passaram por auditoria interna durante a cerimônia de carga e lacração – que é quando elas são preparadas para a votação (inseminação dos dados dos eleitores e candidatos) – ocorrida entre os dias 22 e 25 de setembro. Durante este procedimento, cinco urnas foram auditadas (2 urnas de Dois Córregos e uma urna de cada um dos outros 3 municípios atendidos pelo cartório eleitoral: Bocaina, Itapuí e Mineiros do Tietê). Esta auditoria compreendeu, em conformidade com o item II, §3º, do art. 37, da Resolução TSE nº 23.673/2021, (1) a checagem dos chamados “hash” e “log” das urnas; (2) a visualização dos candidatos; e (3) a simulação de votação, por meio do programa “Verificação Pré/Pós Eleição (VPP).
Além disso, todas as urnas serão verificadas, uma a uma, por meio da “Conferência Visual de Véspera”, no dia 1º de outubro, já nos locais de votação.
Caso algum equipamento apresente problemas técnicos durante o pleito, serão tomadas medidas de contingenciamento, que podem ser desde a troca das mídias de votação até a substituição da urna.
Noticiantes: Todos os municípios da região utilizarão a biometria e o e-título neste ano?
Dr. Vicioli: O e-título, desde que atualizado com a foto do eleitor, pode ser utilizado como documento de identificação do eleitor, a exemplo do que já ocorreu nos pleitos anteriores. Já a biometria será utilizada pela primeira vez em nossa Zona Eleitoral.
Noticiantes: Geralmente, há registro de ocorrências policiais na região durante o processo eleitoral? Que tipo de ocorrência é mais frequente?
Dr. Vicioli: Felizmente, não temos registros de ocorrências policiais envolvendo as eleições nos municípios atendidos por nossa ZE.
Noticiantes: Os municípios da região utilizarão a nova urna eletrônica neste ano? Como funciona o novo modelo?
Dr. Vicioli: Apenas seis, dos oito locais de votação de Dois Córregos, receberão as urnas modelo 2020: EMEFEI Oscar Novakoski, EMEF Prof. Valdomiro Casagrande, EMEF Benedito Santos Guerreiro, CEMEI Prof. Cícero Bertelli, CEMEI Profª Maria Helena Capelini Rodrigues e Colégio Interligado COC. Os demais locais e municípios ainda funcionarão com os modelos antigos.
A urna 2020 tem um design mais moderno e um processador mais rápido. Mas todos os modelos apresentarão a mesma funcionalidade: todas as urnas contarão com intérprete de libras na imagem disponibilizada aos eleitores no momento da votação e um “delay” de um segundo entre a digitação do voto e sua confirmação, o que ensejará a conferência obrigatória da foto do candidato pelo eleitor.
Noticiantes: Comente sobre o processo de treinamento dos mesários.
Dr. Vicioli: Todos os nossos 652 mesários fizeram o treinamento pelo aplicativo de celular “Mesários” e também participaram de treinamento presencial com foco no manuseio da urna eletrônica.
O treinamento presencial simulou o dia da eleição e foi fundamental para que as dúvidas dos mesários fossem sanadas e para que eles se preparassem para atender aos eleitores durante o pleito. Além disso, no treinamento presencial os mesários puderam realizar todos os procedimentos técnicos nas urnas preparadas em modo simulado, desde o início da votação, com a impressão da zerésima, até o final, com a impressão dos boletins de urna, o correto encerramento da urna e o envio da mídia de resultado ao cartório eleitoral.
Noticiantes: Os interessados em trabalhar como mesários (que não são convocados) podem se inscrever manifestando interesse? Como isso funciona?
Dr. Vicioli: Com certeza! Quem quiser ser mesário voluntário pode se cadastrar diretamente no site do TRE/SP: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesarios/ficha-de-inscricao ou presencialmente no cartório eleitoral, situado na Rua 13 de Maio, 842, centro, em Dois Córregos.
Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.
Dr. Vicioli: Saliento a importância de os eleitores não deixarem de votar no domingo, de todos comparecerem com espírito cívico e confiança no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook