Maio Furta-cor: Edcarlos propõe incluir no calendário municipal campanha dedicada à saúde mental materna

Maio Furta-cor: Edcarlos propõe incluir no calendário municipal campanha dedicada à saúde mental materna

O vereador Edcarlos Santos (PP) protocolou nesta semana, na Câmara Municipal de Bariri, um projeto de lei de sua autoria que prevê a criação da Campanha Maio Furta-cor, iniciativa que visa chamar a atenção para ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
De acordo com a matéria, a iniciativa poderá desenvolvida através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversa, atividades em unidades de saúde e atendimento às mães, marchas entre outras atividades gratuitas. A expectativa é que a campanha Maio Furta-cor passe a integrar o Calendário Oficial de eventos de Bariri.
Na justificativa, Edcarlos explica que criou o projeto após participar de um evento realizado na Assembleia Legislativa em 21 de maio, a convite do Deputado Capitão Telhada (PP), autor do Projeto Maio Furta-cor no âmbito estadual.  

“Na oportunidade, tive acesso a lei apresentada pelo deputado e também ouvi várias profissionais tratando do tema e isso me sensibilizou para me unir em defesa desta causa e me motivou na apresentação deste projeto de Lei, que intenta conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, cujo mês escolhido, isto é, maio, é devido a celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar”, diz o nobre.


A matéria, que deverá entrar em pauta na sessão ordinária da próxima segunda-feira (03), chama a atenção para o forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, alertando que há aumento alarmante nos casos de depressão, ansiedade e suicídio entre as mães que desenvolvem quadros de depressão pós-parto.

“Estima-se que 1 em cada 4 mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo. Muitas mães são diagnosticadas com depressão perinatal, que é uma forma de depressão que ocorre com maior frequência e que possui um diagnóstico tardio porque muitos de seus sintomas se confundem com os próprios sintomas da gravidez ou até do pós-parto”, continua a justificativa.


Dados do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) mostram que a depressão é a doença mais frequente, atingindo de 15 a 20% das mães, em segundo lugar a ansiedade com 16% dos casos, transtorno de estresse pós-traumático com 4% e psicose pós-parto impactando menos de 1% das mulheres.

“É importante acentuar que o Mês Maio Furta-cor também deve buscar parceiros para promover palestras, rodas de conversa, atividades em unidades de saúde e atendimento às mães, entrevistas, lives, marchas, materiais impressos e digitais de cunho informativo, caminhadas, rodas de dança mãe-bebê e outras ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços”, finaliza Edcarlos.