Vereador Edcarlos defende mudança imediata do pronto-socorro
Na deliberação do Projeto de Lei que autorizou crédito adicional para Santa Casa de Misericórdia de Bariri, votado e aprovado na última sessão camarária, o vereador Edcarlos Santos voltou a defender a mudança urgente do pronto-socorro do hospital.
Embora exista um projeto de reforma que visa ampliar o PS, o plano é a longo prazo. Acionado por pacientes diariamente, o vereador alega que a solução precisa ser imediata, uma vez que, por conta do espaço reduzido, pacientes que vão ao PS costumam esperar atendimento em bancos de cimento, fazer triagem no corredor, entre outras situações que ele classificou como “falta de dignidade”.
Para Edcarlos, o local também não oferece condições mínimas de segurança para profissionais de saúde e para os próprios pacientes. Ele relatou o caso de um homem que ameaçou um médico com um facão, em meio a situação caótica de demora no atendimento e superlotação.
“Minha defesa pela mudança do PS é pelas pessoas. Não é justo as pessoas ficaram esperando em bancos de cimento e na escada. As condições de atendimento não oferecem nenhuma dignidade. É desumano. O projeto (plano diretor) é excelente, mas as pessoas estão sofrendo agora. O PS já sofria com superlotação e, após ter sido implementado esse sistema de cores, agravou. O PS só entrou no projeto depois. Minha cobrança vai continuar sendo toda vez que eu chegar no PS e ver gente esperando no banco de cimento e nas escadas. Quem tem seus médicos particulares, parabéns! Mas a maior parte do povo de Bariri é atendida lá na Santa Casa. A população está sofrendo muito nas condições de atendimento. A expectativa do projeto é muito boa, mas hoje, as pessoas estão sendo atendidas no PS sem nenhuma dignidade. Deixar o povo no chão, nos bancos, e achar que isso dá para esperar? Temos que arrumar um lugar para atender o povo. Nessas condições não dá”, explanou o vereador.
Durante o feriado prolongado de Carnaval, nossa reportagem recebeu inúmeras reclamações de pacientes insatisfeitos com as condições do pronto-socorro. Em um dos casos, uma pessoa que deu entrada no PS com uma infecção, relatou ter sido atendida após cinco horas de espera.
Santa Casa tem planos de mudança mas a longo prazo
A Santa Casa de Bariri tem uma área construída de 4.628m². O pronto-socorro está dentro de 265m². Em nota enviada ao Noticiantes, a própria gestora do hospital, Marina Prearo, admitiu que existe “uma disparidade no tamanho do hospital e o espaço que o pronto-socorro”.
“Desde quando assumimos, em outubro de 2022, começamos a criar estratégias para poder visualizar qual era o melhor local para instalação do pronto-socorro. Vimos a necessidade de contratar uma empresa especializada em engenharia hospitalar, que pudesse nos ajudar a fazer um plano de reestruturação e de diretrizes do fluxo hospitalar, estudando todas as áreas do hospital, bem como qual seria a área mais adequada para receber o nosso pronto-socorro, para ter essa mudança e melhoria no espaço. O plano foi feito e ficou pronto em 30 de agosto de 2023. A partir disso, começamos a trabalhar seguindo o planejamento previsto”, disse Marina.
Segundo ela, a reforma, com base no plano diretor, foi iniciada com a construção de uma nova sala para abrigar o raio-X digital e, posteriormente, troca do telhado do hospital.
“Agora, começamos a reformar vários quartos para atender ao SUS, possibilitando liberar o espaço onde será o novo pronto-socorro. Hoje, o local onde funcionará o novo pronto-socorro está sendo utilizado para atendimento de unidade de internações e pacientes SUS. Esta unidade tem que ir para outro local, que está sendo reformado. Então, temos reformado essa outra parte para poder receber esta unidade. Após isso, vamos começar a reformar o espaço que vai receber o nosso novo pronto-socorro. Isso envolve recursos e programação, mas é o nosso objetivo principal”, garantiu. A Santa Casa, no entanto, não definiu prazo para a conclusão da obra.
Comentários (0)
Comentários do Facebook