Focinho Carente completa 42 dias de portas fechadas aguardando repasse das emendas impositivas; Prefeitura de Bariri diz que pagamentos já foram iniciados

Focinho Carente completa 42 dias de portas fechadas aguardando repasse das emendas impositivas; Prefeitura de Bariri diz que pagamentos já foram iniciados

Mais uma semana se passou sem que as entidades baririenses recebessem repasse da administração municipal, referente às emendas impositivas indicadas pelos vereadores. A última atualização sobre as emendas ocorreu na semana passada, quando foi publicado, no diário oficial do município, termos referentes a três entidades: Arrudão, EducArte e Escolinha de Skate. 
Nesta sexta-feira (26), a Associação Focinho Carente, única entidade do município que recolhe animais em situação de rua e vítimas de maus-tratos, completa exatamente 42 dias de portas fechadas. A representante da entidade confirmou à nossa reportagem que o valor ainda não caiu na conta. 
Por meio das redes sociais, a entidade informou em 15 de junho o fechamento do abrigo por conta de uma dívida de quase R$ 70 mil. Conforme informou o Focinho Carente, as despesas são referentes a custas veterinárias. “Estamos de portas fechadas até não quitarmos essa dúvida, infelizmente. Estamos aguardando a emenda impositiva”, disse o comunicado da entidade publicado há 42 dias. 
Na última sessão camarária, as entidades chamaram a atenção na Câmara Municipal por conta do imbróglio. Noemi Rodrigues, da Associação EducArt, usou a tribuna representando todas as entidades com um discurso emocionante. Antes de irem à imprensa e ao Legislativo, representantes das entidades tentaram estabelecer comunicação com a administração Fernando Folioni. Ao questionarem sobre o prazo de pagamento das emendas, receberam a orientação para “sentar e esperar” como resposta.

 

O que diz a prefeitura?

Em nota enviada à nossa reportagem, Fernanda Cavalheiro Rossi, Diretora de Administração Pública, garantiu que os pagamentos já foram iniciados.
“Conforme já explicamos, exaustivamente, há todo um processo legal, iniciando com a regularização de plano de trabalho e documentação, até a formalização do plano, emissão de nota de empenho e efetivo pagamento. Dos termos que já foram publicados, iniciou-se o pagamento já na semana passada. Essa semana sairá outras. Conforme for sendo regularizados, estarão sendo pagos”, disse Fernanda Rossi.