Airton Pegoraro e Paulo Kezo nomeiam próximas diretoras de Saúde e Obras; Ana Paula e Beatriz apresentam perfis profissionais e comentam prioridades dos setores para 2025
“Para escolher os diretores e diretoras, nossa administração levou em consideração o perfil de pessoas experientes, tanto na parte técnica quanto na parte política. A Ivani (diretora administrativa), apesar de ter sido candidata a vereadora, veio da iniciativa privada e possui muita bagagem na área de administração. Todos os diretores têm experiência em área púbica nos setores que estão assumindo, com exceção da Bia (Obras). No entanto, a Bia possui muita experiência em projetos habitacionais, por ter trabalhado anos com o Luis Airton Fanton, da LAF Engenharia. É algo que pesou muito na escolha, porque para o Obras, queríamos alguém justamente muito experiente em projetos. ” – Airton Pegoraro (Avante), prefeito eleito em Bariri.
Mais dois nomes que irão compor o alto escalão do governo de Airton Pegoraro e Paulo Kezo, prefeito e vice eleitos em Bariri, foram anunciados nesta semana. Conforme o Noticiantes já havia adiantado na edição nº. 335, de 08 de novembro de 2024, Ana Paula Rodrigues de Arruda Falcão foi oficialmente confirmada como a próxima Diretora de Saúde, pasta considerada por muitos como uma das mais importantes da administração municipal. A diretoria de Obras ficará sob o comando da engenheira civil Beatriz Tonin Rodrigues de Santis.
Os nomes de Ana Paula e Beatriz foram confirmados oficialmente à imprensa na manhã desta quarta-feira (26). Segundo a nota oficial, Pegoraro, Kezo e os demais diretores anunciados anteriormente se reuniram na noite se segunda-feira (25) para alinharem o anúncio. Com isso, o próximo governo tem agora o total de 10 diretores confirmados, faltando apenas definir quem comandará a Diretoria de Agricultura e o Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba).
Até o momento, as mulheres são maioria no governo Pegoraro-Kezo. A lista de diretorias é composta por 6 diretoras e 4 diretores. Relembre ao lado todos os cargos comissionados anunciados até agora:
“Estou muito ansiosa e confiante; agradecida ao prefeito, dr. Airton, e ao vice, Paulo Kezo, pela confiança. Pretendo fazer uma boa gestão e proporcionar uma Saúde humanizada, acolhedora e de ótima qualidade para nossa população. O maior desafio será a gestão financeira, precisamos gerenciar os recursos de forma que atenda aos interesses da população, que esteja dentro das diretrizes orçamentárias e que possamos investir em novas unidades de PSFs, unidades básicas de saúde, frota das ambulâncias, exames, cirurgias, médicos e medicamentos.” - Ana Paula Rodrigues de Arruda Falcão, 45 anos.
Formada em Gestão Hospitalar e Gestão em Recursos Humanos. Ana Paula atuou como funcionária pública concursada por 14 anos. Na Saúde Municipal de Bariri, já chefiou alguns setores, como: Setor das Ambulâncias; Assistência Médica e Diretora de Saúde. Também já atuou na área de Recursos Humanos na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bariri (Apae). Recentemente, Ana Paula trabalhou no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, a terceira maior entidade filantrópica do Brasil especializada em oncologia (câncer).
Outro desafio de Ana Paula à frente da Saúde Municipal é trabalhar em alinhamento com Marina Prearo, gestora da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, que seguirá no comando da intervenção em 2025.
“Devo me reunir com a Marina Prearo ainda está semana para alinharmos os assuntos. Tenho um bom relacionamento com ela”, comentou a diretora.
Para Ana Paula, a prioridade inicial de seu trabalho será retomar a autonomia da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde de Bariri. “Sinto uma necessidade de fortalecer a atenção básica na Saúde trazendo médicos especialistas, fortalecendo a prevenção das doenças, intensificando o combate à dengue e, principalmente, oferecendo um atendimento mais humanizado à população”, finaliza.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Sei que a situação atual, de modo geral, não é das melhores, mas com muito trabalho, vou buscar contribuir da melhor forma possível. O maior desafio é a falta e/ou a má administração de recursos, mas vejo que não é um desafio apenas da minha pasta. A prioridade é aproveitar, de forma geral, as verbas destinadas ao setor. Muitas vezes perdemos verba, simplesmente por falta de projeto.” - Beatriz Tonin Rodrigues de Santis, 26 anos.
Formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Avaliações e Perícias de Imóveis Urbanos, Beatriz também possui diversos cursos da área. Trabalha há 7 anos na LAF Engenharia desenvolvendo serviços, como projetos, planilhas orçamentárias, cronograma físico financeiro, acompanhando de obras, vistorias, entre outros.
Para Beatriz, a comunicação entre a Diretoria de Obras e todos os outros setores é algo fundamental.
“Estamos formando um grupo unido, o qual já estamos nos reunindo para discutir sobre as pastas. Pretendo trabalhar alinhado com todos”, disse.
Prefeitura iniciará 2025 no vermelho?
Em entrevista aos jornalistas Pedro Casare e Giba Belluzzo, no Jornal Primeira Página da 91 FM (Sistema Belluzzo de Comunicação), o prefeito eleito, Airton Pegoraro, manifestou preocupação com a delicada situação financeira do município de Bariri. Diante da instabilidade econômica, ele teme que o próximo ano comece no vermelho.
“Provavelmente vai ter um déficit financeiro. A gente precisa ver o tamanho do rombo. Acredito que, as férias dos professores, geralmente pagas em janeiro e dadas em dezembro, não vão ser feitas. Ou seja, mais um ônus pra gente. Espero que pelo menos, a gente tenha o suficiente para pagar a folha de pagamento dos servidores de dezembro, que é paga em janeiro. É quase certeza que vamos fechar o ano com déficit. Estamos ainda mensurando porque a documentação que nós pedimos foi avaliada até setembro. Novas dívidas, de outubro até dezembro ainda vão cair. Estamos trabalhando, procurando fazer o necessário, vendo quais são as prioridades para fazermos inicialmente. Só vamos ter a real noção quando entrarmos lá. Por enquanto, estamos trabalhando em cima de estimativas”, disse Pegoraro.
Uma das principais reclamações dos baririenses é em relação a falta de remédios no estoque da Central de Medicamentos. Nesta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Bariri realizou sessão extraordinária para aprovar um recurso no valor de R$ 200 mil, destinada pelo Deputado Itamar Borges, por intermédio do vereador Escadinha, justamente para esta finalidade. No entanto, Airton Pegoraro disse que para sanar o problema dos medicamentos em Bariri, é necessário um investimento de aproximadamente meio milhão de reais.
“No primeiro momento, temos que saber qual é o nosso gasto e qual é a arrecadação. Se a prefeitura fechar 2023 no vermelho, a prioridade imediata é pagar os salários dos funcionários públicos e pagar os fornecedores. Depois, fazer as outras coisas que a gente almeja. O orçamente para o próximo anos gira em torno de R$ 170 mil. Não tem como depender do dinheiro da prefeitura para fazermos investimentos; na melhor das hipóteses, vamos conseguir pagar as contas. Por isso nosso contato com os deputados federais e estaduais em busca de recursos. Para janeiro, estamos vendo o que precisaremos segurar, porque acredito que em janeiro, as contas não vão fechar”, concluiu o prefeito eleito.
Comentários (0)
Comentários do Facebook