Esquadrilha da Fumaça em Bariri? Conseg solicita apresentação do grupo à Força Aérea Brasileira

Uma iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança de Bariri (Conseg) pode trazer a apresentação da Esquadrilha da Fumaça ao município. Em ofícios enviados à Força Aérea Brasileira (FAB) e também ao astronauta e senador Marcos Pontes, o Conseg manifesta “interesse público e social” para um evento da Esquadrilha da Fumaça em Bariri.
“Ressaltamos que este Conselho vem realizando trabalhos tendentes à inclusão de instituições militares nas agendas oficiais do Município, notadamente promovendo o engajamento de jovens à aspiração de carreiras relacionadas, bem como visando, preventivamente, a dissociação de realidades tendentes à criminalidade de crianças e adolescentes”, justifica o órgão.
O ofício lembra que o município tenta trazer a Esquadrilha da Fumaça desde o ano passado. Em outubro de 2024, o Setor de Cultura já havia encaminhado um pedido para a realização do evento.
Neste contexto, chegou ao conhecimento do Conseg de Bariri que em 15 de outubro de 2024, o Setor de Cultura do Município de Bariri encaminhou pedido relacionado à realização do evento referido, o que foi tratado na reunião ordinária de 20 de março de 2025.
Sobre a Esquadrilha
Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.
Composta por 12 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer, e realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluía o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, voando com 12 aeronaves. O grupo já realizou mais de 4 mil demonstrações no Brasil e no exterior.
Comentários (0)
Comentários do Facebook