Ivan Cassaro reúne prefeitos da região e pede aumento de repasse para Santa Casa de Jaú
Prefeitos e representantes sete municípios da região se reuniram segunda-feira (06), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Jaú, com o prefeito Ivan Cassaro. O objetivo do encontro foi debater a situação financeira da Santa Casa e discutir formas de auxiliar o hospital.
A reunião convocada por Cassaro contou com a presença de mais de 20 pessoas, entre elas os prefeitos Antônio Álvaro de Souza (Itapuí) e Marco Antônio Giro (Bocaina); além de representantes das prefeituras de Boraceia, Brotas, Igaraçu do Tietê e Torrinha.
Durante a reunião, o prefeito Ivan Cassaro reforçou que Jaú é uma das únicas cidades a auxiliar financeiramente a Santa Casa, repassando mensalmente cerca de R$ 2,6 milhões, e que os demais municípios também precisam efetuar repasses ao hospital, que passa por um momento financeiro delicado.
Por meio do provedor Alcides Bernardi Júnior, a Santa Casa apresentou números com a quantidade de atendimentos realizados para pacientes de cada uma das cidades da região e cobrou que as Prefeituras efetuem repasses proporcionais ao hospital.
Os demais municípios alegaram também sofrer de dificuldades financeiras, o que impossibilita realizar aportes à Santa Casa, mas se dispuseram a manter diálogo e buscar canais de auxílio por meio de emendas parlamentares e com o Governo do Estado.
A nova ‘Tabela SUS Paulista’ também foi discutida, com a representante da DRS expondo que os novos valores devem ser formalmente revelados pelo Governo do Estado ainda este mês, com os novos repasses devendo ter início no primeiro bimestre do próximo ano. Assim que entrar em vigor, a nova tabela deverá aumentar o valor pago por cada procedimento realizado pela Santa Casa, cobrindo parte dos custos de operação do hospital.
A Prefeitura de Jaú também deu andamento à documentação necessária para que seja realizada a revisão do chamado ‘Teto MAC’, que é o valor repassado pelo Governo Federal para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade. Com isso, a Santa Casa passaria a receber mais recursos federais, o que possibilitaria um número maior de atendimentos.
O encontro também teve a presença da secretária de Saúde de Jaú, Ana Paula Rodrigues, e da Dirigente Regional de Saúde, Fabíola Leão, que representou o Governo do Estado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook