USP aprova criação da Faculdade de Medicina em Bauru

USP aprova criação da Faculdade de Medicina em Bauru

O Conselho Universitário (CO) da Universidade de São Paulo (USP) aprovou terça-feira (19), a criação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMBRU/USP), em Bauru.
Em reunião realizada em São Paulo, capital, o conselho aprovou a proposta por 93 votos. Eram necessários os votos de dois terços dos 108 conselheiros, ou seja, 72 votos favoráveis.
Com a aprovação, o campus de Bauru passa a contar com duas unidades: a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), com os cursos de odontologia e fonoaudiologia, e a FMBRU, com o curso de medicina.
O curso de medicina da USP em Bauru, criado em 2017 e que teve a primeira turma graduada em novembro do ano passado, passará agora a ser administrado por uma unidade acadêmica própria. Até então, medicina era um curso vinculado à FOB.
Segundo a instituição, a aprovação possibilita maior autonomia, já que assegura uma gestão estruturada voltada para as necessidades integrativas acadêmicas e garante maior facilidade do ponto de vista de priorização de investimentos, definição de regramento estrutural e operacional efetivo.
Quando estiver completamente implementada, a unidade de Bauru terá dois departamentos, abrangendo quatro grandes áreas: Saúde Coletiva, Atenção à Saúde e Saúde Mental; Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; Clínicas Cirúrgicas; e Clínica Médica, Urgências, Medicina Diagnóstica e Terapêutica.
Com duração de 12 semestres, o curso de Medicina de Bauru oferece 60 vagas em período integral e logo se tornou um dos mais concorridos da USP - hoje é o terceiro. 
A USP espera ainda que, com a medida, o curso de medicina de Bauru atinja o nível de excelência de suas coirmãs, em Ribeirão Preto e São Paulo, que também contam com uma faculdade de medicina da instituição.