Vazamento de amônia em avícola causa transtornos em Bariri

Vazamento de amônia em avícola causa transtornos em Bariri

Um forte cheiro de amônia tomou conta da cidade de Bariri na noite desta terça-feira (23). O odor foi causado por um vazamento de amônia no prédio da antiga Globoaves, localizado na avenida dr. Antônio Galizia, próxima a avenida Perimetral Prefeito Domingos Antônio Fortunato, causou transtornos aos munícipes. 
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar compareceram rapidamente ao local. Segundo a corporação, uma válvula acionou involuntariamente no interior da empresa do grupo Bello Alimentos, fator que ocasionou o vazamento. Os operadores do equipamento, junto ao Corpo de Bombeiros de Bariri realizaram manobra de secção do vazamento e fechamento do gás. 
Ainda segundo os bombeiros, o gás reage com água e, em baixa proporção, causa mal-estar. Vários munícipes acionaram a corporação por conta do cheiro que se espalhou por vários bairros de Bariri. Apesar do susto, a situação foi controlada rapidamente e ninguém se feriu. 
Quando em temperatura ambiente, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo quando há presença de umidade. Esse gás é altamente perigoso no caso de inalação, além de ser inflamável. A inalação pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmos, queimaduras na mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito, edema pulmonar, salivação e retenção da urina. Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe.