Angélica Fanti fala da Campanha de Vacinação contra a gripe em Bariri
Noticiantes: A campanha de imunização contra influenza (gripe) já começou em Bariri? Como está funcionando este ano (locais e horários)?
Angélica: A campanha de vacinação de gripe iniciou no dia 25 de março, em todas as unidades de saúde, das 7 às 12h. Somente as crianças de 6 meses a menores de 5 anos deverão ser vacinadas no Centro de Saúde e Soma 2.
Noticiantes: Existe alguma faixa etária ou grupo específico que tem prioridade na vacinação?
Angélica: Estamos vacinando, nesse primeiro lote de vacinas, as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, cuidadores de idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Esse primeiro grupo vacinaremos por 15 dias e, depois, iniciaremos com os pacientes crônicos, professores, motoristas e, consequentemente, a população geral.
Noticiantes: A vacina é desenvolvida por qual laboratório / instituto e quantas doses são necessárias?
Angélica: A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, considerada uma vacina extremamente segura. Crianças vacinadas pela primeira vez, a depender da idade, tomam duas doses e adultos uma dose só, anualmente.
Noticiantes: Como a vacina age no organismo e protege contra o vírus influenza?
Angélica: A vacina trivalente confere proteção contra três cepas do vírus. Após a aplicação, a vacina começa a agir no corpo humano e isso pode acontecer em até duas semanas após a vacinação. Durante esse tempo, o organismo irá reconhecer o novo intruso (vírus inativado). Consequentemente, o organismo começa um trabalho de produção de anticorpos, que servirá como defesa para o corpo e a saúde das pessoas, se tornando imune ao vírus, podendo não se contaminar em contato com ele. E, mesmo que haja um contato, e uma possível infecção, será de forma bem mais leve e sem complicações.
Noticiantes: Algumas pessoas têm medo de tomar o imunizante ao relatarem sintomas após a dose. Por que isso acontece e quais as reações mais comuns? Existem contraindicações?
Angélica: Ainda existem pessoas com medo de tomar vacinas; existem muitas fake news que transmitem informações falsas e que, infelizmente, causam medo nas pessoas. A vacina, a depender do organismo, pode apresentar coriza, febre e dor local. Porém, esses eventos são considerados normais e positivos da vacina. Ela não tem contraindicações, exceto se tiver tomando antibióticos ou com febre. Em casos de dengue ou covid, aguardar 30 dias.
Noticiantes: Por que é preciso se vacinar todos os anos contra a gripe?
Angélica: Os vírus da gripe são bastante inquietos. Essa inquietação do vírus leva a mutações constantes – ou seja, a vacina que você tomou em um determinado ano não é capaz de garantir proteção para o ano seguinte. Isto porque pequenas modificações (variações) sempre acontecem. Como a maior incidência da gripe é no inverno, é sempre nesta época do ano que as imunizações acontecem; é como se nosso sistema imunológico fosse um software que precisa ser atualizado todo ano para evitar novos ataques.
Mais de 140 centros nacionais de influenza realizam vigilância, durante todo o ano, para saber as tendências e tipos de vírus correntes. Essas informações são transmitidas para várias agências de países diferentes, que trabalham em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, com a qual faz recomendações gerais de quais cepas do vírus influenza devem ser incluídas na vacina, mas cabe a cada país tomar sua própria decisão. Aqui no Brasil, cabe à Anvisa decidir quais vacinas deverão ser disponibilizadas a cada ano.
Noticiantes: Quem está apresentando sintomas de gripe pode tomar a vacina mesmo assim?
Angélica: Pode sim, exceto se apresentar febre ou estiver tomando antibióticos.
Noticiantes: Gestantes e puérperas podem tomar a vacina normalmente?
Angélica: Gestantes e puérperas devem tomar a vacina da gripe o mais rápido possível, para proteger a mãe e o bebê após seu nascimento.
Noticiantes: Além de divulgação na imprensa, como a Diretoria de Saúde está incentivando a campanha de vacinação 2024 em Bariri? Haverá “Dia D”?
Angélica: O dia “D” de mobilização da gripe é nacional e será no dia 13 de abril, porém, além desse dia, fica a critério do município abrir em outras datas dependendo da demanda e necessidade da população. Provavelmente abriremos um domingo para facilitar ainda mais para todos que trabalham, mas ainda não foi definida uma data.
Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.
Angélica: Agradeço pelo espaço e a vocês pela oportunidade de falar sobre um assunto tão importante que é a vacinação, imunização, proteção como gosto de chamar. Graças às vacinas não temos muitas doenças que, por conta da imunização, foram erradicadas (como poliomielite, entre muitas outras). As doenças que ainda circulam entre nós, o Covid-19, por exemplo, que devastou a vida de muitas pessoas inocentes, temos esse recurso valioso que são as vacinas em nossas mãos. Todos sabemos que foi graças a vacina que diminuiu muito o número de mortes. Lembrando que reações e eventos podem acontecer até mesmo com quaisquer medicamentos. Pensem e atualizem suas carteiras de vacinação e fiquem protegidos. Estou à disposição para qualquer dúvida e esclarecimento.
Comentários (0)
Comentários do Facebook