“Antevisão”

“Antevisão”

Há pessoas que chegam de forma determinante a conclusões conceituais que longe estão de estarem ligadas à necessidade de explicações, ao estímulo e resposta etc., mas sim, a uma interpretação própria da pessoa, estando ou não em conformidade com o que poderia vir a ser. Há quem até chegue a pensar estar tendo pré-cognições, previsões futurísticas. No entanto, poderá estar ocorrendo em tais pessoas movimentos que são próprios do funcionamento da Estrutura de Pensamento da pessoa.
Alguns exemplos poderão facilitar quanto ao entendimento deste artigo:
- primeiro exemplo: seja considerado que a pessoa é um agente comercial e para as visitas comerciais usa, como veículo de locomoção, um carro. Verificando sua agenda para o dia, nota que está repleta de trabalhos. Com isso pensa: nada pode dar errado hoje! E vem em sua mente um pensamento: nem mesmo um pneu pode furar. No entanto, ao sair de uma das empresas e ao aproximar-se de seu carro, observa que o pneu está furado. Poderá o representante comercial pensar que teve uma visão antecipada ou uma pré-cognição. No entanto, o que houve ali provavelmente foi um movimento presumível, pois para uma pessoa que constantemente usa como veículo o automóvel, possivelmente poderá encontrar um dia o pneu de seu automóvel furado ou qualquer coisa assim. Ou seja, existe essa possibilidade e, uma vez acontecendo, pode em alguns casos a pessoa achar que previu o acontecido. 
- segundo exemplo: determinada pessoa gosta bastante da culinária e vai participar de um evento sobre o assunto. No momento da degustação, sente que determinado condimento está faltando e pensa: uma pitadinha de pimenta faria com que esse prato atingisse de fato o bom sabor. De repente o mestre-cuca responsável vai e coloca o que a pessoa degustadora havia pensado que seria próprio. Neste momento, poderá o degustador entender que teve um comunicado prévio, uma antevisão. No entanto, poderá tal movimento conceitual ser apenas uma aproximação quanto ao sabor, pois se estão num grupo de pessoas especialistas em pratos é provável que algo muito próximo aconteça.
- terceiro exemplo: uma consideração importante para a ilustração abaixo é o fator lógico que poderá aparecer também e, não são poucas as ocasiões em que isso ocorre. É um fenômeno até comum! Pois bem, a pessoa vai deslocar-se de uma cidade para outra com seu veículo. Subitamente vem em sua mente que chegará lá em determinado horário. Sai para a viagem e, de fato, ao chegar ao destino, verificando o relógio, vê que o mesmo, está marcando exatamente o horário que tinha imaginado. De pronto, pode pensar ser uma pré-cognição. No entanto, inúmeros fatores lógicos estavam em movimento, ou seja, a pessoa conhecia a distância; o fluxo do trânsito; o tipo de rodovia; a velocidade que era permitida trafegar etc. Todos esses elementos podem desencadear, muito rapidamente, na Estrutura de Pensamento da pessoa uma configuração Tópico-Submodal que tenha como referência de base questões simplesmente lógicas e que, pelo fato de não se dar conta disso, abrir-se em conceituações não correspondentes. Há uma história curiosa em que uma pessoa procurou um informante para saber em que horário o filho chegaria de viagem. O informante perguntou a pessoa em que cidade o filho estava e uma vez informado, disse que se ele saísse de lá em determinado horário, chegaria provavelmente em tal horário. Parece óbvio, não é mesmo? De forma muito mais complexa alguns informes funcionam assim.
- quarto exemplo: habitualmente, as pessoas pensam dentro de uma cultura, e esta, com seus diversos costumes. Não é pouco provável que alguns pensamentos possam coincidir com alguns acontecimentos. Mais uma ilustração: seja considerado que estamos no inverno brasileiro e a pessoa em determinada noite sonha que um morador de rua havia morrido por estar exposto ao frio. Ao tomar contato, no dia seguinte, com o noticiário, lê que ocorreu o que havia sonhado. Sem o devido cuidado, poderá a pessoa, intuitivamente entender que teve um prenúncio do ocorrido. No entanto, o fato ser simplesmente um movimento paralelo que está em andamento pela própria condição climática.
Por fim, com tais exemplos, fica mais fácil notar que algo semelhante já ocorreu, provavelmente, com muitas pessoas ao seu redor, em que os desdobramentos conceituais foram os mais variados e em alguns casos muitos distantes do que havida sucedido.
Sem dúvida, há muitos outros movimentos existenciais com características que apontam nesta direção, ou seja, do assunto que aqui está sendo tratado e, em alguns casos, revestimentos de grande complexidade. O que aqui foi elencado de maneira bem prática é apenas uma pequena apresentação de algo maior, pois muitos fenômenos ocorrem na mente humana.